Principais doenças de pele que surgem no verão
Passar bastante tempo ao ar livre é uma realidade para os brasileiros no verão. Mas o contato frequente com o sol, o calor e a umidade aumentam a ocorrência de algumas doenças de pele nessa época do ano. São elas:
Queimaduras: causadas principalmente pelo excesso de exposição ao sol sem a proteção adequada, com uso de filtro solar e acessórios. O protetor solar deve ser reaplicado a cada duas horas, precisamos apostar em chapéus, bonés, barracas e outros acessórios que contenham proteção UV. Também é importante lavar bem a pele após contato com frutas cítricas, pois elas sensibilizam a pele aos raios solares.
Micose: por conta do calor e da umidade, há uma maior proliferação de fungos que causam micoses de pele e de unha. É fundamental enxugar bem o corpo, principalmente em áreas de dobras (como entre os dedos), além de usar sapatos abertos e roupas mais folgadas. O compartilhamento de pentes, toalhas e cadeiras de praia também deve ser evitado.
Melasma: o sol é um dos principais responsáveis pelo surgimento de manchas na pele, inclusive o melasma. Por isso, o uso do filtro solar é indispensável, além de evitar expor-se ao sol em horários de pico.
Acne: a chamada acne solar ocorre pela mistura da oleosidade da pele, a transpiração e os raios de sol. Ela costuma surgir no rosto, tórax, pescoço, ombros e costas. Para preveni-la, é fundamental manter a rotina de cuidados com a pele, focando em limpeza e proteção.
Busque a ajuda do seu dermatologista para cuidar da pele!
Fonte: SBDRJ
12 de Janeiro de 2023